Live do Edital Cleodon Silva mobiliza o setor cultural

set 13, 2024

A live de apresentação do Edital Cleodon Silva, realizada no dia 10 de setembro, foi um sucesso! O evento, que teve como objetivo divulgar o edital e incentivar a participação de empresas e startups no desenvolvimento de soluções digitais para a cultura, contou com a participação de importantes atores do setor cultural.

A transmissão ao vivo, que pode ser conferida no canal do YouTube, reuniu representantes do setor cultural, como a profª. Deborah Rebello Lima, Coordenadora do Projeto Qualificação do Ecossistema de Soluções Digitais para a Cultura na UFPR, a Profª. Maria Tarcisa Silva Bega, Coordenadora do TED: Laboratório de Cultura Digital/UFPR, e a Diretora do Instituto Lidas e filha de Cleodon Silva, Inaê Batistoni e Silva. Representantes do Ministério da Cultura, como Secretária dos Comitês de Cultura (MinC), Roberta Cristina Martins e Secretário Executivo do (MInC), Márcio Tavares, também marcaram presença e destacaram a importância do prêmio para o fomento à inovação no setor cultural.

Márcio Tavares, Secretário Executivo do (MInC), reforçou a importância do prêmio para a luta pela democratização da internet e das tecnologias digitais para a cultura. “Durante muito tempo a gente lutou e não pode desistir dessa utopia para que a internet, o mundo digital, seja um mundo que nos ajude a transformar o nosso país num lugar melhor, que ajude a fortalecer a democracia, a fazer chegar mais informação. Para que a gente possa ter educação de qualidade, novas ferramentas, nesse mundo de possibilidades da internet. Neste momento, a gente está vivendo justamente uma encruzilhada entre essas potencialidades quase que infinitas que podem ajudar a gente a ter um país mais justo, democrático e um ambiente digital que pode reforçar a cultura do ódio. Por isso, a gente premiar iniciativas que estão voltadas à cultura digital e ao software livre, lembrando a memória de Cleodon Silva, é um ato não só de resistência, é um ato de reconstrução”. 

A Secretária dos Comitês de Cultura (MinC), Roberta Cristina Martins, lembrou a importância de perspectivas de articulação diversas no setor cultural para ampliar seu impacto e abrangência. Segundo ela, é necessário “identificar as possibilidades de junção para articular sua autonomia enquanto sujeitos históricos, tomando este lugar que é se articular através de políticas públicas, nessa perspectiva tão maravilhosa que é retomar este debate, este lugar que é da cultura digital, lugar de articulador que o Brasil tem. Esse lugar é muito importante para o diálogo e pensar um prêmio que articule esse debate de proposição de soluções digitais livres para mim inacreditável”. 

A profª. Deborah Rebello Lima, Coordenadora do Projeto Qualificação do Ecossistema de Soluções Digitais para a Cultura na UFPR, falou sobre a importância da realização do prêmio como uma das entregas do projeto para o ecossitema cultural: “essa premiação em especial é um movimento que muito nos orgulha aqui na Universidade Federal do Paraná pois esse prêmio tem como ênfase prioritária fomentar a criação de soluções digitais livres para o campo da cultura, aliando-se logicamente ao valoroso trabalho que a equipe vem desenvolvendo e que correspondem a fazeres e a olhares da cultura digital que vem de todo o país”. 

Para a profª. Maria Tarcisa Silva Bega, o TED: Laboratório de Cultura Digital/UFPR  “hoje tem uma função junto com a Rede Mapas de reconexão da rede com o estado, com as Universidades, e  expansão da rede , pois é um instrumento público que leva  em consideração a rede de Cultura e os desenvolvedores de Cultura Digital. Quanto ao prêmio, ela afirmou que “ele tem um significado que é conectar o ancestral da cultura digital com o futuro  e o compromisso que fica para qualquer um que vá participar desse prêmio que é honrar o legado do Cleodon Silva Honrar. O legado da democratização da solução livre do uso compartilhado e colaborativo internet como um espaço de emancipação e não um espaço de domínio”.

Durante a live, os participantes também  puderam conhecer em detalhes o Edital Cleodon Silva, que oferece prêmios de até R$ 25.000,00 para projetos que desenvolvam soluções digitais inovadoras para a gestão do fomento cultural. Além disso, foram apresentados os principais desafios do setor e como as soluções propostas podem contribuir para a transformação da cultura digital brasileira.

O momento mais emocionante da live foi a homenagem a Cleodon Silva, um dos maiores ativistas da cultura livre e digital do Brasil. Sua filha, Inaê Batistoni e Silva, emocionou a todos com suas palavras sobre o legado de seu pai.

Em sua fala, Inaê ainda reforçou a importância de iniciativas como esse prêmio para manter viva a luta do seu pai. “Entendo que esse prêmio vem para manter viva a contribuição e a memória da história e luta de Cleodon Silva nesse momento importante de retomada do investimento na cultura e também da cultura digital. É um momento de reencontro daqueles militantes de reconexão, mas também de aprofundamento e ampliação, porque os desafios, todos sabem, são imensos. Eu, como filha dele e como Diretora do Instituto Lidas, agradeço imensamente essa homenagem, porque acredito que ela faz jus a ele e a luta dele na sua proposta, na sua ênfase por soluções digitais livres. Esperamos que as soluções premiadas tragam soluções efetivas, porque a gente entende que é crucial que o Brasil desenvolva uma política de soberania tecnológica e que promova o desenvolvimento de tecnologias nacionais. Espero que tenhamos iniciativas rebeldes, porque precisamos dessa rebeldia nos enfrentamentos de hoje”.

Ao final da live, os participantes foram convidados para o próximo encontro sobre o Prêmio Cleodon Silva, que será realizado no dia 18 de setembro de 2024, às 17h, com o objetivo de discutir as questões técnicas do edital e ser um momento de “tira dúvidas”. A LIVE será realizada no mesmo canal e todos estão convidados! 

Não perca essa oportunidade de transformar a cultura digital brasileira! Inscreva-se no Edital Cleodon Silva e faça a diferença!

Para mais informações, acesse: https://sacod.ufpr.br/noticia/novo-edital-cleodon-silva-uma-oportunidade-imperdivel-para-o-ecossistema-de-solucoes-digitais-para-a-cultura-brasileira/

Fontes: LabCulturaDigital | Sacod/UFPR